Guardas Civis Municipais recebem o curso “Capacitação, Aperfeiçoamento e Reciclagem”

A Prefeitura do Paudalho por meio da Secretaria de Governo e do comando da Guarda Civil Municipal do Paudalho realizou o Curso de Capacitação, Aperfeiçoamento e Reciclagem para os guardas Municipais da cidade.

Quarenta e sete pessoas receberam a instrução ministrada pelo chefe de Operações da Guarda Municipal de Jaboatão dos Guararapes, reconhecido pela Polícia Federal (PF), Gilbson Monteiro e o inspetor da Guarda Municipal de Palmares , Jefferson Cunha, durante quatro dias de programação que começou na última quinta-feira (5) e seguiu até o domingo (8).

Entre os assuntos, foi ministrado sobre abordagem e Conduta de Patrimônio Urbano (CPU), manuseio da tonfa (equipamento usado pelos guardas) além de treinamento prático. Ao final, os participantes receberam certificado de conclusão que vale 40 horas/aula.

Veja no vídeo:

O chefe de Operações da Guarda Municipal de Jaboatão dos Guararapes, reconhecido pela Polícia Federal (PF), Gilbson Monteiro, comentou da alegria de poder cooperar com a Guarda do Paudalho. “É satisfação! Porque vemos a evolução dos guardas. Eles começaram o curso com uma expectativa e saíram com uma totalmente diferente. E a gente sai realmente com o coração mais contente, com a certeza de que em algum momento eles vão utilizar o que aprenderam e um vão levar ainda um pouco da filosofia de trabalho que a gente deixou”, disse.

Para o inspetor da Guarda Municipal de Palmares, Jefferson Cunha, o curso superou as expectativas. “O curso teve 100% de aproveitamento, os guardas estão de parabéns e garanto a população de Paudalho que agora ela vai está mais protegida. Superou todas as expectativas. Não importou idade, nem limitação física”, comentou.

Tempo de capacitação

Visivelmente emocionada, a comandante da Guarda Municipal, Rebeca Figueiredo, detalhou o objetivo do curso. “É muito importante você dar condições para que os guardas desempenhem um serviço de excelência e um serviço dessa forma só pode ocorrer quando o guarda é valorizado, tanto na forma de capacitação, quanto na forma de material e graças a Deus nós estamos lutando e conseguindo promover isso. Nós não tínhamos nem as nossas tonfas e agora temos. A gestão atual mudou essa realidade e o trabalho continua”, esclareceu.

Guardas Civis Municipal

A lei Número 13.022, de oito de agosto de 2014 institui normas gerais para as guardas municipais, disciplinando o trabalho dos profissionais. Segundo ela, são princípios mínimos de atuação das guardas municipais a preservação dos direitos humanos fundamentais, o exercício da cidadania e das liberdades públicas, preservação da vida, redução do sofrimento e diminuição das perdas, patrulhamento preventivo, compromisso coma  evolução social da comunidade e uso progressivo da força.

O secretário de Governo, Fernando Moreira, que tem em sua secretaria a responsabilidade de gerir a Guarda Municipal, reafirmou o compromisso da gestão com a capacitação dos profissionais da segurança no Município. “Todos os cursos que foram ministrados ao efetivo, eles são voltados para o dia a dia do trabalho deles. E o nosso objetivo é capacitar é dar aos guardas Municipais e os agentes de trânsito condições de estarem mais preparados para o serviço”, afirmou.