Em encerramento do Projeto “O Rio das Capivaras é Nosso”, alunos apresentam estudo ambiental à população

Nesta quarta-feira (8) alunos do 9º ano do Colégio Municipal Tancredo Neves e do 2º ano do Ensino Médio da Escola João Cavalcanti Petribu apresentaram uma carta aberta à sociedade e a representantes da gestão identificando os principais problemas de percepção ambiental encontrados em pesquisa realizada em campo com os moradores das comunidades do município no Projeto “O Rio das Capivaras é Nosso”. A programação marcou o encerramento da ação e teve o objetivo de buscar a melhoria da qualidade de vida utilizando o consumo sustentável da água.

A ação é executada pela Prefeitura do Paudalho, Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) por meio da Secretaria Executiva de Desenvolvimento Agrário e Abastecimento (SEDAA), com apoio da Agência Pernambucana e Águas e Climas (APAC) e da Compesa.

Entre os presentes, esteve no encerramento a analista ambiental e articuladora do projeto, Aurinita Vasconcelos, da Unidade Integrada de Gestão Ambiental (UIGA) da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) em Carpina, que ficou impressionada com a interação dos alunos e a grande quantidade de público. O momento ainda contou com uma palestra da bióloga da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Meio Ambiente (SEDEAMA) Wanessa Bezerra.

O projeto

“O Rio das Capivaras é Nosso” teve início em março deste ano e realizou palestras nas escolas, aulas técnicas, aula em campo como a visita à barragem do Goitá e colônia de pescadores, pesquisa de campo na comunidade, entre diversas ações. Segundo relatório da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), mantendo os atuais padrões de consumo, em 2030 o mundo enfrentará um déficit no abastecimento de água de 40%.

A gerente da Secretaria Executiva de Desenvolvimento Agrário e Abastecimento (SEDAA),Celeste Aguiar, destacou a importância do projeto na construção de posicionamentos mais críticos dos alunos em relação às questões ambientais: “O projeto de Educação Ambiental “O Rio das Capivaras é Nosso” irá trazer significativas contribuições para a cidade, pois, a partir das reflexões e palestras vivenciadas pelos alunos estes poderão obter um posicionamento mais crítico quanto às questões ambientais, problemáticas e situações que envolvem o Rio Capibaribe e assim observar o Rio através de outras perspectivas, que é a da sensibilização”, disse.