Dia da Mulher é marcado por homenagens em Paudalho

“Maria, Maria
É o som, é a cor, é o suor
É a dose mais forte e lenta
De uma gente que ri
Quando deve chorar
E não vive, apenas aguenta” (Canção: Maria, Maria)

A canção de Milton Nascimento imortalizada na voz de Elis Regina fala da garra e da força da mulher que não baixa a cabeça para as circunstâncias, mas segue firme na luta diária. São as “Marias” paudalhenses que a Prefeitura da Cidade reconhece o valor. Por isso, nesta quarta-feira (8), dia dedicado a elas, a gestão preparou uma programação especial para as munícipes.
As homenagens começaram cedo. A equipe da Unidade de Saúde da Família (UFS) de Chã de Cruz realizou um evento especial para mulheres da comunidade, na Escola Maria de Fátima. Foram ofertadas palestras, orientações e café da manhã.

Na Unidade Básica de Saúde (UBS) da comunidade de Mussurepe também teve homenagens em momento dedicado a elas. Foram realizadas palestras sobre doença sexualmente transmissível, câncer de colo do útero; empoderamento feminino; realização de citologia oncótica, além de café da manhã.

A Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social não ficou de fora. A programação da pasta contou com café da manhã com palestras para as paudalhenses. Mulheres do Município também foram surpreendidas pela gestão na pessoa do Prefeito Marcelo Gouveia. Ele entregou rosas as munícipes nas principais ruas da cidade.

Como surgiu o dia dedicado às mulheres?

O Dia Internacional da Mulher foi oficializado pela Organização das Nações Unidas em 1975, mas o momento já era festejado desde o início do século 20. A data tem o objetivo de lembrar o pedido de igualdade de gênero, e também é uma forma de protesto com raiz trabalhista. Foram mulheres das fábricas nos Estados Unidos e em outros países da Europa que iniciaram uma campanha para reivindicar esses direitos.

A data no Brasil pode estar relacionada ao incêndio ocorrido em 25 de março de 1911 na Companhia de Blusas Triangle, que deixou 146 trabalhadores mortos, sendo 125 mulheres. E a Prefeitura do Paudalho reconhece o papel das mulheres da nossa cidade e deseja a todas um feliz Dia da Mulher.