Com atendimento humanizado, Saúde em Paudalho agrada população

Thales Kirion

Em menos de dois anos de gestão, a Prefeitura do Paudalho tem se comprometido nos investimentos na Educação, Cultura, Esporte, Assistência Social e Saúde. É nítida a mudança no Município, e um sinal para isso são as diversas maquinas públicas como a Unidade de Pronto Atendimento Laura Bandeira de Melo (UPA Paudalho), que foi inaugurada e ofertada à população.

Mas, além dos investimentos outra preocupação da Prefeitura é com a humanização dos serviços. Acolher o usuário e trata-lo de forma única. E essa atenção é dada desde a saúde básica até as especializadas. Na Unidade Básica de Saúde (UBS) da comunidade da Primavera, encontramos o exemplo da família do paudalhense Anderson José do Nascimento.

O morador do bairro em que fica a UBS foi com a esposa, Maria Jaqueline, levar a filha, a pequena Nicole para receber atendimento odontológico. Ao chegar à unidade ele ficou satisfeito com o tratamento que recebeu. A criança chorava e tinha medo dos utensílios do dentista Thiago Clemente, mas com paciência e muito carinho o profissional conseguiu reverter o quadro.

Confira no vídeo:

“Achei bom e gostei do atendimento. É importante ter paciência e brincar com a criança para tirar a atenção do medo. Dou nota 10”, disse o pai.

Responsável pelo atendimento na Comunidade, o dentista Thiago Clemente, destacou a importância de o profissional conhecer a necessidade das pessoas da localidade onde está trabalhando. “Esses atendimentos de atenção básica são ofertados às crianças, adultos, idosos, a toda família. O importante é justamente ter um contato próximo com a comunidade e saber, entender quais são os problemas que eles passam. Porque quando estamos dentro do contexto da comunidade a gente consegue desempenhar melhor o trabalho. Eu fico muito feliz!”, comentou. A equipe de saúde bucal no local é composta também pelas auxiliares de saúde bucal, Andressa Melo e Ana Rosa.

Médicos especialistas e Laboratório Municipal

Atualmente as UBSs da cidade dispõem de serviços com médicos, equipe de Saúde Bucal entre outros. Por semana, também quase 600 atendimentos com especialistas são ofertados à população do Paudalho no Centro de Especialidades que fica próximo à entrada da cidade. São serviços como pediatria, psiquiatria, ginecologia, cardiologia e ainda fonoaudiologia, oftalmologia, ultrassonografia, urologia, entre outros.

E os serviços não param! Inaugurado em 23 de maio de 2017, o Laboratório Municipal do Paudalho, no bairro do Alto do Hospital, oferta serviços laboratoriais de domingo a domingo. São oferecidos mais de 65 tipos de exames como, por exemplo: hemograma completo, glicemia, colesterol, triglicerídeo, hormônios tireoidianos, FSH, LH, Beta-HCG, PSA total e livre, vitamina D, classificação sanguínea, parasitológico de fezes, entre outros.

A unidade tem grande estrutura com sistema de gerenciamento de qualidade e alta tecnologia para a realização dos exames. Com uma equipe composta por seis biomédicos, quatro técnicos de laboratório, três recepcionistas e um auxiliar de serviços gerais, cerca de 2.300 pessoas recebem atendimento por mês.

Ouça os detalhes na matéria de Thales Kírion: